[EM BREVE para Download] ENTRE OS MUROS DA ESCOLA - 2008

Laurent Cantet, Entre Les Murs


Sinopse

François e seus amigos professores se preparam para um novo ano de uma escola que fica em um bairro perigoso. Cheios de boas intenções, eles tentam evitar que o desânimo os impeçam de de dar a melhor educação para seus estudantes. Culturas e atitudes diferentes se confrontam na sala de aula, um microcosmo da França contemporânea. Por mais que os estudantes sejam divertidos e inspiradores, o comportamento difícil deles põe em risco qualquer entusiasmo que o professor tenha por sua mal-remunerada profissão. François insiste em um ambiente de respeito e aplicação. Sem ser severo ou mal-humorado, a franqueza do professor surpreende os alunos. Mas sua ética na sala de aula é posta em teste quando os estudantes tentam desafiar seus métodos.


Crítica

É um drama contundente sobre o modo como a França lida com seus cidadãos saídos de ex-colônias, mas essa é a superfície. O vencedor da Palma de Ouro em Cannes 2008 tem muito a dizer também sobre a relação professor-alunos de modo geral, independente do contexto social. Mais do que contundente, é um drama sufocante sobre uma relação que acima de tudo é de poder - por mais que um professor tente se aproximar de seus estudantes, sempre vai existir uma barreira intransponível que os distancia.
Entre os Muros da Escola sufoca porque François, o professor protagonista (que "filtra" para nós não apenas as ações dos alunos como também dos outros professores), a todo instante busca uma cumplicidade impossível com seus alunos. Há os imigrantes africanos que trazem para a sala um histórico familiar em frangalhos, há o menino chinês que se esmera em matemática mas vai mal na aula de francês. O modo como François conversa com a classe dá a entender que, num ambiente tão heterogêneo, a única alcançar cada um dos alunos é falando-lhe individualmente. Mas o filme mostrará que, antes de qualquer coisa, impera ali a hierarquia. +

Informações do Filme

Direção: Laurent Cantet.
Roteiro: Laurent Cantet, François Bégaudeau e Robin Campillo, baseado em livro de François Bégaudeau.
Produção: Caroline Benjo, Carole Scotta, Barbara Letellier e Simon Arnal.
Fotografia: Pierre Milon, Catherine Pujol e Georgi Lazarevski.
Figurino: Marie Le Garrec.
Edição: Robin Campillo e Stéphanie Léger.
Elenco: François Bégaudeau, Laura Baquela, Nassim Amrabt, Cherif Bounaïdja Rachedi, Juliette Demaille, Damien Gomes, Arthur Fogel, Dalla Doucoure.

Premiações

- Recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

- Recebeu 5 indicações ao César, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Som.

- Recebeu 2 indicações ao European Film Awards, nas categorias de Melhor Filme e Melhor Diretor.

- Ganhou o Independent Spirit Awards de Melhor Filme Estrangeiro.

- Ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes.


Informações do Arquivo

Formato: Rmvb.
Tamanho: 405 Mb.
Duração: 2:04
Áudio: Francês.
Legendas: Português - BR.





2 comentários:

Paulo Breda disse...

aguardando! Obrigado!

Anônimo disse...

Esperou sentado

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails