Teoria Contemporânea do Cinema - Vol. 1 - Pós-estruturalismo e Filosofia Analítica

Teoria Contemporânea do Cinema - Vol. 1 - Pós-estruturalismo e Filosofia Analítica (Teoria Contemporânea do Cinema - Vol. 1 - Pós-estruturalismo e Filosofia Analítica)

Arte de grande apelo popular, o cinema surgiu no fim do século XIX para firmar-se como a diversão por excelência da primeira metade do século XX e chegar ao XXI com o prestígio inabalado, em contínua evolução técnica e criativa. Tornou-se também, em especial desde meados do século XX, um extraordinário motivador de reflexões estéticas, críticas e filosóficas. Por seus recursos de comunicação peculiares e sua vocação para o vanguardismo que as conquistas tecnológicas incitam, o cinema favorece uma elaboração teórica em diálogo aberto com outros meios expressivos da inventividade humana, como a literatura, o teatro, a televisão, a publicidade, as artes visuais em geral. E, sabe-se bem disso, tem sido um modificador de comportamentos assim como um propagador de valores, muitas vezes polêmico. Esta coletânea, em dois volumes, de textos assinados por autores de várias nacionalidades e que se propõe apresentar a Teoria contemporânea o cinema, é resultado de um trabalho de organização efetuado ao longo de dez anos por Fernão Pessoa Ramos, professor da Unicamp e co-autor da Enciclopédia do cinema brasileiro lançada pelo SENAC São Paulo. Por contemporâneo, Fernão Ramos entende algo mais que o apenas recente, dispensando significar a última tendência do pensamento na Europa e nos Estados Unidos mas sabendo valorizar a admirável contribuição que daí procede. Na viagem teórica que os dois valores empreendem, é ponto de partida o propósito desconstrutivo dos anos 1970 e marco de chegada os debates que ainda repercutem questões analíticas do cinema. Sempre numa perspectiva histórica acima de modismos. Neste volume I estão dois grandes núcleos da reflexão sobre o cinema, organizados no objetivo de apresentar um quadro amplo das principais correntes teóricas contemporâneas. O primeiro, Cognitivismo e filosofia analítica, apresenta entre outros, estudos de cinema hoje, questões relativas à teoria do cinema e filosofia, à instituição da ficção, às ficções visuais e às imagens cinematográficas. O segundo, Pós-estruturalismo, que aborda, por exemplo, o acinema, o cinema de Gilles Deleuze, as idéias de autoria, as críticas ao cine-estruturalismo, a alegoria histórica, etc. Autônomos mas não estanques, esses trabalhos sugerem um instigante confronto intertextual que se estende nestas páginas e abarca também as do Volume II.

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