Cinema II: A Imagem-Tempo

Cinema II: a imagem-tempo tem como ponto de partida uma das conclusões do estudo precedente de Gilles Deleuze, A imagem-movimento (já editado pela Brasiliense): a necessidade de arrancar dos clichês cinematográficos algo mais que sua verdade aparente. Nesta obra, Deleuze propõe uma autêntica reeducação do olhar, à luz dos conceitos filosóficos formulados por Bergson a propósito do movimento, do tempo, da duração e da imagem. A profundidade da abordagem deleuziana não diminui em nada, porém, o prazer da leitura. Filósofo-cinéfilo, Deleuze ancora todas as suas idéias em exemplos concretos, fazendo desfilar diante dos olhos do leitor imagens de clássicos dirigidos por grandes mestres, como Chaplin, Herzog, Antonioni, Godard e Visconti. Imagens que mostram que o cinema é o espaço por excelência para a análise das complexas relações entre passado e presente, memória e acontecimento. A câmera, segundo Deleuze, funda uma consciência que se define não pelos movimentos que é capaz de captar, mas pelas relações mentais e psicológicas nas quais é capaz de entrar. Ao mesmo tempo livro de filosofia e livro de cinema, A imagem-tempo é uma obra fundamental para se compreender que, longe de viver sua decadência, o cinema é uma arte inesgotável.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails