Waking Life

"- Ele é ação sem teoria, nós somos teoria sem ação." - Frase do Filme "Waking Life"

O enredo de Waking Life retrata os momentos de sono de um jovem (Wiley Wiggins). Em seu caminho, encontra as tais personagens, desde filósofos e suicidas a bêbados e revoltados.Eu transcrevo paravocês alguns diálogos do filme.... Leia e tirem suas próprias conclusões:


Homem e um acompanhante num carro-barco oferecem-lhe uma carona

Alto lá, marujo! Está preparado
Para pegar o caminho mais longo?
Precisa de uma carona?
Wiley Wiggins - Estava esperando um táxi, mas...
- Está bem. Não perca o barco.
WW- Obrigado.
- Não há de quê.
Içar âncoras!
O que acha do meu barco?
Ele vale pela vista. V-l-S-T-A.
Para se ver com os olhos.
Meu meio de transporte deve refletir
a minha personalidade. Voilà!
Esta é a minha janela para o mundo.
A cada minuto, um novo espetáculo.
Posso não compreendê-lo
ou concordar com ele...
mas eu o aceito
e acompanho a maré.
Mantenha o equilíbrio.
É o que eu digo.
Siga com a corrente.
O mar jamais rejeita um rio.
A idéia é manter-se em um estado
de partida, mesmo ao chegar.
Economiza-se em apresentações e em despedidas.
A viagem não requer explicações, apenas passageiros.
É aí que entram vocês.
É como se chegássemos ao planeta
com uma caixa de lápis de cera.
Pode-se ganhar a caixa de 8,ou a de 16...
mas o segredo é o que você faz com
eles e as cores que lhe foram dadas.
Não se preocupe em colorir
somente dentro das linhas.
Pinte por fora das linhas e fora
da página! Não queira me limitar!
Nos movemos com o oceano.
Não estamos ancorados!
Onde vai querer descer?
Quem, eu? Sou o primeiro? Não sei.
Qualquer lugar está bom.
Apenas me dê um endereço,
alguma coisa, está bem?
Acompanhante: Faça o seguinte.
Suba mais três ruas.
Vire à direita. Mais 2 quarteirões.
Deixe-o na próxima esquina.
WW- Onde é isso?
Não sei, mas é algum lugar.
E determinará o desenrolar
do resto de sua vida.
Hora de desembarcar

Monólogo de uma personagem feminina

Há seis bilhões de pessoas no mundo, é verdade.
No entanto, suas ações fazem diferença.
Fazem diferença em termos materiais e
fazem diferença para outras pessoas.
Servem de exemplo.
A mensagem é: não devemos
jamais nos eximir...
e nos vermos como vítimas de várias forças.
Quem nós somos é sempre uma decisão nossa.
A criação vem da imperfeição
Parece ter vindo de um anseio
e de uma frustração.
É daí, eu acho,
que veio a linguagem.
Quero dizer, veio do nosso desejo
de transcender o nosso isolamento...
e de estabelecer ligações
uns com os outros.
Devia ser fácil quando era só
uma questão de mera sobrevivência.
"Água" . Criamos um som para isso.
"Tigre atrás de você!"
Criamos um som para isso.
Mas fica realmente interessante,
eu acho...
quando usamos esse mesmo
sistema de símbolos...
para comunicar tudo de abstrato
e intangível que vivenciamos.
O que é "frustração"?
Ou o que é "raiva" ou "amor"?
Quando eu digo "amor" ...
o som sai da minha boca e atinge o ouvido de outra pessoa...
viaja através de um canal labiríntico em seu cérebro...
através das memórias de amor
ou de falta de amor.
O outro diz que compreende, mas como sei disso?
As palavras são inertes.
São apenas símbolos.
Estão mortas. Sabe?
E tanto da nossa experiência é intangível.
Tanto do que percebemos é inexprimível. É indizível.
E, ainda assim, quando nos comunicamos uns com os outros...
e sentimos ter feito uma ligação,
e termos sido compreendidos...
acho que temos uma sensação quase
como uma comunhão espiritual.
Essa sensação pode ser transitória,
mas é para isso que vivemos.


É chegado o momento de eu projetar
minhas inadequações e insatisfações...
nos esquemas sóciopolítico
e científico.
Deixar que minha própria falta
de voz seja ouvida.

Homem dentro de um carro com um alto-falante

"Não se pode nada contra o Estado. "
"Morte e impostos. " "Não fale sobre política ou religião. "
Isto é equivalente à propaganda inimiga.
Renda-se, soldado!
Renda-se, soldado!
Vimos isso no século 20. Agora, no século 21, precisamos enxergar...
que não podemos ficar encurralados neste labirinto.
Não devemos nos submeter à desumanização!
Me preocupa o que está acontecendo neste mundo.
Me preocupa a estrutura, os sistemas de controle.
Os que controlam a minha vida e
os que querem controlá-la ainda mais.
Eu quero liberdade!
E é isso que você devia querer!
Cabe a cada um de nós deixar de lado a ganância, o ódio, a inveja...
as inseguranças, seu modo de controle.
Nos sentimos patéticos, pequenos...
e abrimos mão, voluntariamente, da soberania, da liberdade e do destino.
Precisamos nos conscientizar
de que somos condicionados em massa.
Desafie o Estado escravo das corporações!
O século 21 é um novo século.
Não é um século de escravidão...
de mentiras e questões irrelevantes...
de classicismo, estadismo e outras modalidades de controle.
Será a era em que a humanidade defenderá algo puro e correto.
Que monte de lixo. Democratas liberais, republicanos conservadores.
Dois lados da mesma moeda!
Duas equipes gerenciais...
brigando pelo cargo máximo da Escravidão Ltda.!
A verdade está lá, mas eles estendem um bufê de mentiras.
Estou farto! E não aceito nem mais um quinhão!
A resistência não é fútil!Nós venceremos!
A humanidade é boa demais.
Não somos fracassados!
Nos ergueremos e seremos humanos!
Nos empolgaremos com coisas reais!
A criatividade e o espírito humano dinâmico que recusa-se a submeter-se!
Bem, isso é tudo o que tenho a dizer.
Está nas suas mãos.

Duas mulheres conversando

Estou mais perto do fim da minha vida do que jamais estive...
mas sinto, mais do que nunca,
que tenho todo o tempo do mundo.
Quando era mais jovem, havia necessidade de...
certeza. Eu precisava chegar ao fim do caminho.
Sei o que quer dizer.
Eu me lembro que pensava...
"Um dia, aos 30 e poucos anos, talvez...
tudo irá, de algum modo, se acomodar, parar. Simplesmente acabar."
É como se houvesse um platô...
me esperando. Eu estava escalando.
Quando eu chegasse ao topo...
todo crescimento e toda mudança parariam. Até a excitação cessaria.
Mas isso não aconteceu, ainda bem.
Na juventude, não levamos em conta a nossa curiosidade.
Isso é que é incrível de sermos humanos.
Sabe o que Benedict Anderson diz sobre a identidade?
Ele fala sobre, digamos, uma foto de bebê.
Você pega uma imagem bidimensional
e diz: "Sou eu" .
Para ligar o bebê dessa imagem
estranha a você, no presente...
é preciso criar uma história.
"Esta sou eu quando tinha 1 ano. Depois, tive cabelos compridos...
e depois nos mudamos para Riverdale, e aqui estou."
Então, a história necessária é, na verdade, uma ficção...
para tornar você e o bebê idênticos.
- Para criar sua identidade.
- O engraçado é que...
nossas células se regeneram totalmente a cada sete anos.
Já fomos várias pessoas diferentes.
E, no entanto, sempre permanecemos
sendo, em essência, nós mesmos.

Monólogo de um senhor num bar

Existem dois tipos de sofredores...
aqueles que sofrem
da falta de vida...
e os que sofrem da abundância
excessiva da vida.
Eu sempre me posicionei na segunda categoria.
Quando se pensa nisso, quase todo comportamento e atividade humana...
são, essencialmente, nada diferentes
do comportamento animal.
As mais avançadas tecnologias e artefatos levam-nos, no máximo...
ao nível do super-chimpanzé.
Na verdade, o hiato entre Platão ou Nietzsche e o humano mediano...
é maior do que o que há entre o chimpanzé e o humano mediano.
O reino do verdadeiro espírito...
o artista verdadeiro, o santo, o filósofo, é raramente alcançado.
Por que tão poucos?
Por que a História e a evolução não são histórias de progresso...
mas uma interminável e fútil adição de zeros?
Nenhum valor maior se desenvolveu.
Ora, os gregos, há 3.000 anos,
eram tão avançados quanto somos hoje.
Quais são as barreiras que impedem as pessoas...
de alcançarem, minimamente, o seu verdadeiro potencial?
A resposta a isso pode ser encontrada
em outra pergunta, que é...
qual é a característica humana
mais universal?
O medo...
ou a preguiça?

Um amigo me disse, certa vez, que
o maior erro que podemos cometer...
é acharmos que estamos vivos...
quando, na verdade, estamos dormindo
na sala de espera da vida.- f16, f17

Diálogo nos trilhos do trem
Ei!
Você é um sonhador?
WW: Sou.
Não tenho visto muitos ultimamente.
As coisas andam difíceis para os sonhadores.
Dizem que o ato de sonhar está morto.
Ninguém mais sonha.
Não está morto.
Foi apenas esquecido.
Removido da nossa linguagem.
Ninguém ensina, então ninguém sabe que existe.
O sonhador é banido à obscuridade.
Estou tentando mudar isso.
Espero que você também esteja...
sonhando todos os dias.
Sonhando com nossas mãos e mentes.
Nosso planeta está diante dos maiores problemas que já enfrentou.
Não se entedie.
Esta é a época mais fascinante em que poderíamos esperar viver.
E está apenas começando.

Monologo na ponte

"Nesta ponte," adverte Lorca...
"a vida não é um sonho.
Cuidado e...
cuidado e cuidado."
Tantos crêem que porque o "então"
ocorreu, o "agora" não está ocorrendo.
Eu não comentei? O "uau" contínuo
está se dando neste mesmo instante.
Somos todos co-autores desta
exuberância dançante...
na qual até nossas incapacidades se divertem.
Somos os autores de nós mesmos,
criando um romance de Dostoyevsky...
estrelando palhaços.
Isto em que estamos envolvidos,
o mundo...
é uma oportunidade de demonstrar
como a alienação pode ser fascinante.
A vida é uma questão de um milagre...
formado de momentos perplexos por
estarem na presença uns dos outros.
O mundo é uma prova...
para testar se podemos nos elevar
às experiências diretas.
A visão é um teste para saber
se podemos ver além dela.
A matéria é um teste
para a nossa curiosidade.
A dúvida é uma prova
para a nossa vitalidade.
Thomas Mann escreveu que preferiria
participar da vida que escrever.
Giacometti foi atropelado
por um carro, certa vez.
Ele lembra-se de ter caído
em um desmaio lúcido...
um prazer repentino...
ao perceber que algo
estava lhe acontecendo.
Assume-se que não se pode compreender
a vida e viver ao mesmo tempo.
Não concordo inteiramente. Ou seja,
não exatamente discordo.
Eu diria que a vida compreendida
é a vida vivida.
Mas os paradoxos me perturbam.
Posso aprender a amar e fazer amor
com os paradoxos que me perturbam.
E em noites românticas do eu...
saio para dançar salsa
com a minha confusão.
Antes que saia flutuando,
não se esqueça...
ou seja, lembre-se.
Porque lembrar é muito mais uma
atividade psicótica que esquecer.
Lorca, no mesmo poema, disse...
que o lagarto morderá
os que não sonham.
E, quando se percebe...
que se é um personagem sonhado
no sonho de outra pessoa...
isso é consciência de si.


Você ainda não conheceu a si mesmo.
Mas a vantagem de conhecer os outros,
enquanto isso...
é que um deles pode lhe apresentar a si mesmo.

11 – o último dialogo é o melhor, mas não me atrevo a transcrevê-lo, vocês têm que assistir ao filme, pois um texto nunca terá o mesmo efeito.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails