"Assimilação" - Soukyuu no Fafner

Há uns dias atrás postei no blog um review de um anime chamado "Soukyuu no Fafner" e nele comentei que há as teorias sobre alteridade de Lacan e Sartre, não estaria mais equivocado porque o anime é inteiramente Levinasiano. A noção de assimilição do outro e nesse processo de assimilição não se consegue matar "o outro" e sim o outro ainda lhe escapa em forma de consciência e ainda faz os Festuns (leia review) entrarem em divergência, porque em todo a história há uma pergunta sendo feita não só pelos invasores quanto pela humanidade: Anata wa soko ni imasuka? = Você está aí?
Entender conceitos como Mir, Fenrir, Núcleo (ou âmago), a própria noção de Festum, não é tarefa fácil e tão pouco pode ser esboçada assistindo só alguns capítulos. aí recaímos novamente em toda teoria de Lévinas e no Conceito de Angústia de Kierkeggard. Toda as questões centradas no enredo desde a assimilação, o âmago, as perguntas e o diálogo nos mostra o que Hegel tentou fundar na sua Ètica Fenomenológica centrada no outro, na alteridade, porque ao olhar capítulo por capítulo você chega a conclusão de que o mais importante não é a sobrevivência individual e sim a do outro. Os diálogos são bem construídos, e voltamos a Kierkegaard e sua angústia, e a resposta da humanidade num momento crucial da guerra, dado que os festuns querem retornar tudo ao vazio, ao não existir (ler review) , é levado por um dos garotos a sentir a existência "Bem vindo, a existência, porque existir também é sentir dor, é sofrer."
Enfim, recomendo para quem gosta da temática, e porque também são apenas 26 episódios ao todo, sendo que o 25-26 são juntos e são de 24 minutos cada.

Você encontra no http://www.hinata-sou.com.br/ ou fansubs como Omda.

E. Daniel

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails