Animes e Filosofia

Ao meu ver um bom instrumento que se pode pensar em trabalhar com os alunos em salas de aula, pelo curto período de tempo da aula de filosofia que gira entre 40 ou 50 minutos, seria o anime (animação japonesa) que tem um tempo de mais ou 20 minutos por episódio.
O anime mostra-se excelente para ser trabalhado em sala de aula não só pelo tempo, mas também e principalmente pela temática (s) que é (são) abordada (s) em seu núcleo. Geralmente a animação japonesa carrega uma alta carga de sensibilidade, e em seu roteiro traz muitas questões relevantes dentro da área da psicanálise, filosofia e educação, vide animes como: ERGO PROXY, NEON GENESIS EVANGELION, SERIAL EXPERIMENTS LAIN, BOOGIEPOP PHANTOM, GHOST IN THE SHELL, MONSTER e muitos outros. Só para ficar em alguns poucos exemplos que são atípicos ao dia-a-dia, do cotidiano tanto dos alunos, quanto de nós professores ou futuros educandos, que somos bombardeados com animações infantis desde crianças com raras ou nenhuma função sócio-educativa, e crescemos pensando que toda animação são nada mais que "desenhinhos" no termo pejorativo mesmo, nós aqui no Brasil, somos criados numa cultura do não pensar desde a infância.
A mídia, no caso o cinema (animação) torna-se um agente facilitador de compreensão de conceitos dentro da filosofia, e também age como um agente de aproximação do mundo no qual o educando está inserido. E abre novas portas par significar e ressignificar conceitos, tornando a aproximação imagem-palavra numa forma dinâmica e eficiente nas aulas de filosofia.

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