NHK ni Youkoso


Welcome to the NHK!!
O anime é baseado no livro de Takimoto Tatsuhiko, que conta de uma forma cómica o dia-a-dia de um Hikikomori. Hikikomori é um apelido dado para uma pessoa que se sente isolado da sociedade e prende-se na sua casa ou quarto, sem sair por um longo tempo. Além do tema principal, a história trata também sempre dentro da comédia temas como a pedofilia, a vida de otaku, o vício em jogos online, pactos de suicídio pela internet, etc.
Esta série, também conhecida como "NHK ni Yokoso!", foi adaptada do mangá que atingiu recordes de vendas desde que começou a ser publicado e, através do Estúdio Gonzo Digimation, foi lançado ao longo de 2006, no formato de 24 episódios.
Satou Tatsuhiro é um cara na faixa de idade dos 21 anos, é um "Neet" (alguém sem emprego e escolaridade). No caso, ele não trabalha e abandonou a o curso superior há muitos anos, Satou também é um "hikikomori" (no ocidente o termo relativo seria alguém com acentuado grau de fobia social). Dessa forma o personagem acabou se prendendo em um universo de conspiração comandada pela organização secreta intitulada "Nihon Hikikomori Kyokai (NHK)". Esta organização tem como objetivo final alienar e prender as pessoas dentro da condição "hikimori". No entanto, Satou tem medo demais de sair de casa para encontrar a verdade, até que ele encontra Misaki Nakahara, uma garota que o seleciona para participar de seu "projeto" prometendo curá-lo de sua condição desde que ele assine um contrato para participar deste "projeto". Outro personagem central na historia é Kaoru Yamazaki, um antigo colega de Satou. Ele é um "otaku" e estudante que aspira ser um criador de jogos, lembrando ainda que a amizade dos dois será responsável pelos momentos mais hilários da série.
Quanto à historia e o desenrolar da série, podemos esperar um retrato da época em que vivemos, marcado pela competitividade no mercado de trabalho, a pressão que sofremos por vivermos no contexto atual, nossos compromissos e responsabilidades com a família e sociedade. Entre alguns temas complexos que a série aborda e expõe, alguns de forma mais extensa e outros não, podemos citar a fobia social, o suicídio, a depressão e a violência domestica. Embora a trama comece em um tom leve, no decorrer dos episódios ganhará um tom mais sério, abordando temas como os altos e baixos que enfrentamos ao tentar recuperar a saúde mental de um indivíduo, as escolhas que fazemos para lutar pelo que desejamos e o preço que pagamos, no caso mais especifico do Yamazaki, que irá reservar surpresas para à série.
Pode se esperar da série diálogos profundos, reviravoltas e mistérios, como qual seria a verdadeira identidade da Misaki e qual o seu verdadeiro objetivo. Outra dúvida no decorrer da série é até onde as coisas são realmente reais e quais não passam de alucinações ou obras da organização N.H.K. A história teve desfechos que não são comuns a animes, o que pode decepcionar algumas pessoas, mas são desfechos possíveis e comuns quando se vive no mundo real. Quanto à narrativa, esta pecou em alguns momentos na sua finalização por não cumprir até o fim o que se propunha e que fôra conduzido de forma ímpar durante a série. De resto mostra-se uma obra impecável, desde a qualidade da animação, o desenvolvimento dos personagens, a abertura "Puzzle", o primeiro encerramento "Odoru Akachan Ningen" e o tocante segundo encerramento com "Modokashii Sekai no Ue de" da cantora Makino Yui e a trilha sonora com um todo, não esquecendo da música "Mysterious Purupuru Pururin" que, de certa forma, marcou as esperanças dos personagens da série.
Um detalhe interessante da série e que cada título de todos os episódios, começa com "Welcome", como se convidasse as pessoas a entrarem em um diferente aspecto da história ou, ainda, para que e, dessa forma, entender as singularidades e beleza do universo de N.H.K.possamos compreender a história e sentimentos de um personagem

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails