O Que é RPG?

Comecemos pela sigla: RPG È uma sigla em inglês que quer dizer "Role-Playing Game". Jogo de Interpretação de Personagens.
Na verdade não se trata de um jogo, pois não há vencedores ou perdedores em um RPG, mas sim de uma forma de literatura interativa, em que a história é construída por todos os participantes.
Em uma sessão de RPG, os "jogadores" recebem ou criam personagens cujas açõees na história são decididas por eles. Uma pessoa, normalmente chamada de "Mestre do Jogo"ou "Narrador", conta a história e decide quais são as ações e realizações das personagens não controladas pelos "jogadores".

Exemplo: A história se passa no interior do Brasil, no início do século XIX. O grupo constitui-se de três jogadores: Fábio, Márcio e Luciana; e o "Mestre": Eduardo. Os personagens são: um padre (Fábio), um caçador (Márcio) e uma curandeira (Luciana), os três tem uma carroça puxada por um burro.
Eduardo começa a contar a história dizendo que os personagens estão viajando entre duas cidades pelo interior. A estrada passa ao largo de várias fazendas. De repente, eles vêem um casal de jovens negros vindo correndo na direção deles. O casal explica que eles são escravos fugitivos de uma fazenda e estão sendo perseguidos pelo feitor e alguns homens. Eles pedem a ajuda dos personagens dos jogadores. Nesse momento, cabe aos jogadores dizer o que os seus personagens fazem: Eles escondem o casal na carroça? Eles mandam o casal se esconder no mato? Eles seguem seu caminho e preferem n“o se meter com esse problema? Quando eles encontram o feitor eles mentem para ele sobre o paradeiro do casal? De acordo com o que os jogadores decidirem fazer, o Mestre muda o rumo da história.
Quando um personagem tenta fazer uma ação, ele pode conseguir ou não. Se a ação for simples, por exemplo, abrir uma porta destrancada, o Mestre pode dar sucesso automático a ela. Ou seja, basta querer fazer que consegue. Se a ação for complicada, por exemplo, passar pelo feitor sem ser visto por ele, o Mestre pedir· um teste. Normalmente, o teste consiste em um rolamento de dados que determina se o personagem conseguiu ou não fazer a ação pretendida. Os dados são o componente aleatório. Novamente, o Mestre decide o rumo da história de acordo com o resultado do teste.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails