Ciclo de Cinema no Curso Pré-Vestibular Popular Alternativa

No dia 01/09 iniciará o ciclo de cinema realizado pelo grupo de pesquisa e extensão: Filosofia e Cinema: Transversalidade na Formação Juvenil no curso pré-vestibular popular alternativa, o ciclo realizará primeiramente alguns encontros, onde serão projetados por sua vez filmes que irão ajudar a esclarecer e dar ensejo para alguns conceitos filosóficos. Tendo em vista a entrada da filosofia no currículo do PEIES e vestibular UFSM iremos trabalhar por sua vez alguns tópicos que se pede dentro desse programa. O projeto abordará a filosofia através da sua ligação com a imagem apresentando, esclarecendo e reforçando conceitos através do uso midiático que neste caso é o cinema. Uma outra proposta é levar produções as quais muitos não têm acesso ou que estão fora do circuito comercial.
Os encontros ocorreram aos sábado a tarde as 15:30 hs, no prédio de Apoio da UFSM (antigo HUSM), na rua Mal. Floriano Peixoto, n. 1750 nos seguintes dias:

01/09 - Machuca. Direção: Andrés Wood. País: Chile. Ano de Produção: 2004. Duração: 120 minutos.

Sinopse: Em 1973, o Chile vive uma situação conturbada, em pleno governo de Salvador Allende. Há passeatas em defesa do seu governo, em defesa do socialismo, e outras, organizadas pela direita nacionalista que quer retomar o poder. Gonzalo é um garoto de classe média-alta que estuda no Colégio Saint Patrick, o mais conceituado da capital, Santiago. O padre McEnroe, diretor do colégio, pelo governo Allende, aplica uma política para que alunos pobres estudem no Saint Patrick. Um deles é Pedro Machuca. A partir de uma briga na escola, surge uma amizade entre os dois garotos. As aproximações e distanciamentos que ocorrem a partir da diferença de classe dos meninos são a chave da trama. Um drama brilhante em torno da história do Chile, que nos machuca, mas também nos faz refletir...


15/09 - Tokyo Godfathers. Direção: Satoshi Kon. País: Japão. Ano de Produção: 2003. Duração: 91 minutos.


Sinopse: O aclamado diretor Satoshi Kon (Perfect Blue, Millennium Actress) e o estúdio líder japonês em animação Mad House (X, Vampire Hunter D, Ninja Scroll) apresentam esta história visual e emocionalmente impressionante de aventura, amor e redenção. Em Tóquio, as vidas de três mendigos são transformadas para sempre quando eles encontram uma bebezinha abandonada no lixo em plena véspera de Natal. Com o Ano Novo se aproximando, os três esquecidos membros da sociedade se juntam para desvendar o mistério do abandono da criança e o destino dos pais. No meio da confusão, acontecimentos e pessoas aparentemente sem relação acabam obrigando-os a confrontar seus passados remotos, ao mesmo tempo em que eles aprendem a juntos encarar o futuro.


29/09 - A Dama na Água. Direção: M. Night Shyamallan. EUA. 2006. Drama / Fantasia / Suspense. Dur: 110min. Warner B.

Sinopse: Cleveland Heep, homem solitário, vive sua vida monótona limpando e cuidando do prédio aonde trabalha, e quando descobre que um ser, narf, esta morando na piscina do prédio. Story é uma narf, personagem de uma estória de ninar e ser fabuloso, que vive no oceano e que vem ate a terra para poder inspirar uma certa pessoa a mudar a cena violenta do mundo atual.


06/10 - Ghost In The Shell. Direção: Mamoru Oshii. Japão. 1995. Animação/Ação/Ficção Científica. Dur.: 82 min.

Sinopse: Num pululante mundo high tech, num futuro não muito distante, estranhos eventos ocorrem com robôs e ciborgs. Um grupo de policiais (um homem, um biônico e uma ciborg) de uma agência especial parte em busca de um misterioso hacker conhecido como "Puppet Master". Eles descobrirão segredos assustadores sobre a evolução da Inteligência Artificial das máquinas. Muitos “limites” serão ultrapassados, gerando crises e transformando o “olhar” dos personagens sobre si e sobre a realidade. O filme foi, junto com Blade Runner (P. K. Dick) e Neuromancer (W. Gibson), uma das principais inspirações para a trilogia Matrix.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails